Na noite desta terça-feira, 17/10, a Câmara de Vereadores de Soledade promoveu uma audiência pública focada na gestão da água e saneamento básico no município. A iniciativa partiu da Comissão de Infraestrutura do Legislativo, sob a coordenação do vereador Lúcio Dias.
O debate contou com a presença do prefeito de Vera Cruz, Gilson Becker, que compartilhou experiências sobre a gestão municipal do saneamento de seu município. Também marcaram presença Arnaldo Dutra, ex-presidente da Corsan, e o professor Juliano Pinheiro, Biólogo, Gestor Ambiental e professor voluntário da UERGS Soledade. A participação online do Deputado Estadual Miguel Rosseto (PT), presidente do Comitê de Bacias do RS, complementou a discussão.
A recente venda da Corsan para a Aegea levantou questionamentos sobre o futuro do abastecimento de água em Soledade. Lúcio Dias, vereador do Partido dos Trabalhadores e proponente da audiência, reforçou a necessidade do debate em vista da relevância do tema para o município.
O vice-Prefeito de Soledade, Sérgio Portela, afirmou que a prefeita Marilda Borges Corbelini busca um diálogo amplo sobre a questão, incluindo a opinião dos vereadores. Ele mencionou a complexidade da decisão sobre o formato ideal de gestão da água, especialmente considerando os impactos financeiros caso a municipalidade assuma o controle.
Com informações da Tua Rádio Cristal.