Ana Lúcia Laner recebe Troféu Mulher Cidadã 2025 do Poder Legislativo de Soledade

O Poder Legislativo de Soledade realizou na noite desta quarta-feira, 16 de abril, sessão solene de entrega do Troféu Mulher Cidadã 2025 à Ana Lúcia Laner, conforme previsto no Decreto Legislativo nº 02/2025. A homenagem ocorreu no plenário da Câmara de Vereadores e reuniu autoridades, familiares, convidados e comunidade em geral.

Instituído em 2005 por iniciativa do então vereador Antônio Sadi Perin, o Troféu Mulher Cidadã é uma honraria concedida anualmente a mulheres que se destacam em suas áreas de atuação e em ações que beneficiam a coletividade. A escolha da homenageada é sempre pautada no reconhecimento a trajetórias que refletem compromisso, sensibilidade e contribuição significativa à sociedade.

Neste ano, o nome indicado para receber a distinção foi o de Ana Lúcia Laner, natural de Soledade, nascida em 1º de janeiro de 1956, filha de Nilo Pedro Laner e Celestina Laner. Ao longo de sua trajetória, Ana construiu uma vida marcada pela busca constante de conhecimento, pelo trabalho responsável e pelo envolvimento ativo em ações voluntárias.

Seu percurso educacional iniciou-se no Instituto Nossa Senhora Medianeira, onde concluiu o ensino fundamental. Cursou o ensino médio técnico em Contabilidade no então Curso Técnico de Comércio Frei Clemente e frequentou o curso de Belas Artes na Universidade de Passo Fundo. Participou ainda de diversas formações e seminários nas áreas de relações humanas, literatura, saúde, assistência social, educação fiscal e direitos das mulheres.

Profissionalmente, dedicou-se por trinta anos à Caixa Econômica Federal, onde atuou entre 1975 e 2005. Após sua aposentadoria, voltou-se integralmente ao voluntariado. Entre 2006 e 2010, colaborou com a Liga Feminina de Combate ao Câncer, inclusive representando a entidade como rainha e princesa. Desde 2011, exerce cargos de direção, tendo sido também presidente da Liga, liderando campanhas solidárias e promovendo acolhimento a pacientes oncológicos e seus familiares.

Durante a cerimônia, Ana fez um relato pessoal sobre sua trajetória, agradeceu a homenagem recebida e reforçou o compromisso com o trabalho voluntário que desenvolve há 14 anos junto à Liga Feminina de Combate ao Câncer. “Estou muito feliz de estar recebendo esta homenagem tão apreciada na nossa cidade. Meus agradecimentos a todos os vereadores da Câmara Municipal de Soledade e às representantes do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres que confiaram a mim esta honra. Estou aqui representando também outras mulheres que fazem parte dessa luta”, afirmou.

Ao final, lembrou com emoção dos ensinamentos dos pais e do papel da família em sua formação pessoal. “Tenho certeza neste momento que meu pai e minha mãe estão bastante orgulhosos dessa homenagem. Eles sempre nos ensinaram a prestar amor e estender a mão ao próximo com trabalho e auxílio, o que é muito gratificante. As pessoas não precisam só de tratamento, mas também de atenção e carinho para poder vencer essa luta”, finalizou.

Com a entrega da honraria, Ana Lúcia Laner passa a integrar a galeria das mulheres que receberam o Troféu Mulher Cidadã em Soledade, unindo-se a nomes como Zenaide Alaniz Rodrigues, Celita Lodi, Maria de Lourdes Binotto Bedin, Maria Conceição Hoffmann, Laura Scarlet Ortiz Portella, Brandina Samuel (Dona Mocinha), Glaura Hilário Brockstedt, Carmem Magri (in memoriam), Dalva Rodrigues, Cirlei Floriano, Tereza Godoy Barella, Maria Helena Gonçalves Pinto, Mara Gorete Muniz do Amaral e Maria Leda Loss dos Santos.