Na noite desta sexta-feira, 17 de novembro, a Câmara de Vereadores de Soledade realizou uma sessão solene para a entrega do Voto de Louvor e Congratulações à Saletti Claci Guerra. Esta honraria, proposta pelos vereadores Douglas Portela Perin do PSDB e Récio Eduardo Cappelari do Progressistas, reconhece a significativa contribuição dela à comunidade soledadense.
Saletti Guerra, nascida em Soledade em 17 de dezembro de 1948, é filha de José Guerra e Julia Guerra e a mais nova entre seis irmãos. Casou-se em 1973 com Lauri Santo Falabretti, com quem teve três filhos: Janaína, Juliano e Julia. Ela tem uma longa trajetória de envolvimento e serviço na área da educação e no voluntariado.
Após concluir sua formação como professora primária em 1967, ela expandiu seus conhecimentos cursando Contabilidade em Soledade e Ciências Físicas e Biológicas em Itajaí. Saletti também é graduada em Licenciatura Plena de Biologia pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e possui pós-graduação em Folclore pela Faculdade de Música Palestrina.
Durante 48 anos, Saletti atuou em diversos setores da educação, incluindo como professora, coordenadora de educação da 25ª CRE em Soledade, Secretária da Educação, Cultura, Desporto e Turismo de Nova Alvorada, além de contribuir em várias iniciativas religiosas e comunitárias em Soledade.
Saletti tem uma longa história de envolvimento com o movimento Leonístico. No Lions Clube de Soledade, ela ocupou vários cargos, incluindo o de presidente e, mais recentemente, foi eleita Governadora do Distrito LD7 para o Ano Leonístico 2023/2024. Suas iniciativas incluem a organização de uma sala de leitura no SUS e no Hospital de Caridade Frei Clemente em Soledade, criação de um grupo de Leõezinhos e realização de palestras sobre a paz.
Saletti iniciou seu mandato como Governadora do Distrito LD7 em 1º de julho de 2023, e sua nomeação foi internacionalmente reconhecida em um evento em Boston, Estados Unidos, em 7 de julho, junto com outros Governadores de Distrito de todo o mundo.
O Voto de Louvor nº 3/2023 foi aprovado por unanimidade na sessão ordinária do dia 4 de setembro de 2023.