Foi aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores durante a sessão da segunda-feira, 15/05, o Projeto de Lei 32/2023 que institui o Plano Municipal de Cultura (PMC) no município de Soledade.
Previamente aprovado pelo Conselho Municipal de Cultura, o PMC é um documento que expressa a vontade dos cidadãos no quesito cultural para o município de Soledade ao longo do decênio 2023-2033.
Após viabilizar a identificação do diagnóstico cultural do município, a equipe de trabalho, composta por técnicos do Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, estruturou um documento que expressa em gráficos as fragilidades, os desafios e obstáculos que Soledade enfrenta na área, bem como o potencial cultural que os munícipes e os setores alicerçados neste viés apresentam. Ainda, o documento estipula metas de curto, médio e longo prazo para o setor cultural e no município.
O PMC é uma ferramenta que marca o início de um novo ciclo na política cultural em Soledade e que vem sendo construída ao longo dos últimos três anos, apesar da pandemia de covid-19, norteando ações objetivas para a cultura e debatendo a relação existente entre artistas, ativistas, entidades culturais, poder público e a comunidade, norteando as já existentes e abrindo novas possibilidades, reconhecendo as oportunidades e dando à cultura de Soledade o lugar que ela merece.