A Câmara de Vereadores de Soledade esteve reunida durante sessão ordinária na noite desta segunda-feira, 21/02, quando diversos projetos e moções foram aprovados por unanimidade. Apenas um projeto não passou por maioria, que foi de autoria do vereador da bancada dos Progressistas, Récio Cappelari.
O que chamou a atenção durante o encontro dos vereadores, foi a aprovação de projetos alusivos à renovação de fomento quanto a duas entidades: a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e a Associação Soledadense de Amparo aos Desabrigados (Sosad). Estes projetos autorizam o repasse de recursos oriundos do Executivo Municipal na ordem de R$ 173.742,72 à Sosad e R$ 69.696,00 a Apae.
O presidente da Casa Legislativa, o vereador do PSB, Eli Macedo Arruda, mais conhecido como Zé Maria, destacou a importância da aprovação destas pautas. “Tivemos uma sessão tranquila com a aprovação de diversas matérias e de extrema importância foi a autorização de repasse por parte do Município de Soledade a estas duas entidades que muito realizam pela nossa comunidade, como a Sosad e a Apae”.
Os demais projetos e moções aprovados pelos vereadores soledadenses foram: a moção de apelo de autoria do vereador Roberto da Paixão, do MDB para ser enviada ao Poder Executivo Municipal, para que, através da Secretaria Municipal de Saúde, reative a unidade de saúde básica (USB) na comunidade do Espraiado, não apenas com dentista, mas sim com todo o quadro funcional.
A moção de autoria do vereador Adão Dorli dos Santos, bancada do Progressistas, para ser enviada ao Sr. Gentil Schenato, em agradecimento pela locação do imóvel de sua propriedade para a instalação da empresa Estação do Jeans. Do mesmo vereador, a moção para ser enviada à empresa Estação Jeans, recentemente instalada neste município, em reconhecimento por ter escolhido Soledade para implantação de seu empreendimento.
E a moção de parabéns do vereador do PL, Gustavo Baldissera, para ser enviada ao Cientista Soledadense Vinícius Costa da Silva Zonatto listado no Ranking Mundial de Cientistas e Universidades de 2022.
PROJETO REJEITADO POR MAIORIA
Cabe salientar que durante a votação das devidas pautas houve o projeto de lei de autoria do vereador Recio Cappelari, do Progressistas que foi rejeitado por maioria. O projeto dispõe sobre a política de segurança alimentar e combate à fome, que recebeu votos a favor dos seguintes vereadores: Marcelo Calegari (MDB), Roberto da Paixão (MDB), Ilânio Casagrande Guerra (PDT), Récio Cappelari (PP), Douglas Portela Perin (PSDB), Valmir Ferreira dos Santos (PT).
Os vereadores que votaram contra ao projeto foram: Edivaldo Santos (MDB), Miguel Adones de Campos (MDB), Pedro Marafon (MDB), Luiz Henrique Bohrer (PL), Adão Dorli dos Santos (PP), Renato Berté Filho (PSDB), e como voto minerva, o do presidente da Casa, Eli Macedo Arruda (PSB).
LUIZ HENRIQUE BOHRER ASSUME CADEIRA DO PL
Na sessão da noite desta segunda-feira, 21/02, assumiu a cadeira do PL, no lugar do vereador Gustavo Baldissera, Luiz Henrique Bohrer que permanecerá por quinze dias a frente das atividades legislativas.